segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Fogueira Santa é biblíca!


Percebi a necessidade de uma matérias sobre a Fogueira Santa aqui no blog. Muitos são os que se dizem cristãos, e criticam a Fogueira Santa, criticam o Sacrificio. São “irmãos”, que ficam tentando tirar as pessoas da Fé sacrificial. Alguns dos argumentos que eles usam é dizer que hoje não precisa sacrificar, pois Jesus teria sacrificado em nosso lugar. Eles dizem que não existe sacrificio no Novo Testamento.

Primeiramente, a Biblia fala sim de Sacrificio no Novo Testamento. Veja Atos 4.34:

“Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.”

Esse trecho biblico fica no Novo Testamento, e fala claramente sobre o sacrifício. No mesmo capítulo, no versículo 36-37, as Escrituras declaram:

Então José, cognominado pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre. Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.

Mais uma vez o Novo Testamento fala de Sacrifício. Vamos analisar o próximo capítulo, Atos dos Apóstolos no capítulo 5:

“Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram..”

Para simplificar, vamos classificar os sacrificios do Velho Testamento em três partes:

SACRIFICIO PARA REMISSÃO DOS PECADOS (PERDÃO) (Levítico 4, Levítico 8.15) SACRIFICIO PARA ALCANÇAR ALGUM OBJETIVO: (2 Samuel 6.13; 1 Reis 3; 2Samuel 24.24; 1 Reis 18; Juízes 6:28; …)
SACRIFICIO DE AGRADECIMENTO
(o voto de Ana é um grande examplo desse tipo de sacrifício “1 Samuel 1″)

O Sacrifício para perdão dos pecados não se faz necessário nos dias de hoje, pois o Senhor Jesus já pagou na cruz o preço de nossos pecados. Mas os outros dois modos de Sacrifício são validos no dias atuais. No Judaísmo, o sacrifício é conhecido como Korban, palavra oriunda do hebreu karov, que significa “vir para perto de Deus”. O sacrifício é além de tudo, é uma forma de aproximação entre Jesus e os homens… Podemos ver na Biblia, que o rei Davi para fazer cessar o tormento sobre Jerusalém (para alcançar um beneficio), ele ofereceu holocaustos Senhor Deus (2Samuel 24.24):

“Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao SENHOR meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata. E edificou ali Davi ao SENHOR um altar, e ofereceu holocaustos, e ofertas pacíficas.”

Salomão, percebendo que o segredo do sucesso de seu pai (Davi) era o SACRIFICIO, e sabendo que Davi sacrificava nos altos montes. Salomão pegou tudo que Davi lhe deixará (mil holocaustos), e ofereceu no monte mais alto para o Senhor (1Reis 3).

“Entretanto, o povo sacrificava sobre os altos; porque até àqueles dias ainda não se havia edificado casa ao nome do SENHOR.” (1 Reis 3.2)

Hoje, temos uma casa edificada com o nome do SENHOR (a igreja). E Deus vendo que Salomão ofereceu o seu melhor, Deus apareceu para Salomão e disse:
“Pede o que queres que eu te dê.” (1 Reis 3.5) Ou seja, Salomão também ofereceu sacrificio para atingir um objetivo.

Ao ler a Biblia percebe-se que todos os heróis da Fé, tiveram que fazer um Sacrificio. Abel, Noé, Abraão, Isaque, Jacob, Moisés, Josué, Gideão, Jó, Davi, Salomão….JESUS… Quando Elias quis que o fogo caisse do alto, ele sacrificou. Quando Jacob quis uma aliança com Deus, ele sacrificou o azeite que possuia. Quando Gideão quis derrotar os midianitas, ele sacrificou o segundo boi. Abel agradou a Deus porque apresentou melhor sacrificio que Caim. David a cada seis passos oferecia Sacrifício ao SENHOR. Os discipulos de Jesus abandonaram tudo para segui-lo (Sacrifícaram tudo em suas vidas). JESUS para salvar a humanidade sacrificou sua propria vida.

Como falar de Fé e não falar de Sacrifício? A Fé exige Sacrifício.

Ora, o que difere um crente de um incrédulo? Simplismente o fato de dizer que aceitou Jesus?
Obviamente não. Mas sim o SACRIFICIO que a pessoa faz. A oração é um modo de sacrificio, o jejum é outro, a leitura da Biblia é outro, a renuncia ao pecado é outro. A Fogueira Santa de Israel é apenas mais uma arma da Fé, mais uma maneira de Sacrificio. Claro que a cruz que Jesus carregou, foi o maior de todos os Sacrificios, foi o perfeito Sacrificio.
Mas não se esqueça que Jesus disse:

“E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.” (Marcos 8.34)

O que seria essa cruz senão o Sacrifício?

A Biblia de Gênesis a Apocalipse, se resume a Sacrifício. Apartir de Abel e Caim (Gênesis 4), a Biblia só fala de Sacrifício. Uma pessoa que não aceita o Sacrifício, não aceita a Biblia.


Fiquem com Deus, na fé do sacrificio!

2 comentários:

  1. Vou deixar apenas a minha experiência sem querer colocar qualquer tipo de discórdia.
    A minha experiência com a fogueira santa não foi boa. Eu vi a minha vida financeira recuar uns 5 ou 6 anos por ter participado na fogueira santa. Por causa disso, comecei a passar privações, fiquei com uma divida até 2020 e fui muito envergonhado em todas as áreas. Ainda hoje, passados dois anos, ainda sinto os efeitos e ainda tento me erguer.

    ResponderExcluir
  2. Mateus 9:9-13
    Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

    Oséias 6:6
    Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.

    ResponderExcluir